terça-feira, 1 de julho de 2008

II Taça Paivense/Cidade do Barreiro

A Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense, realizou no passado dia 28 de Junho, na Tenda do Parque da Cidade no Barreiro o Torneio de Lutas Olímpicas designado por II Taça Paivense, integrado nas comemorações do 71º Aniversário da colectividade e do Dia da Cidade.

Esta prova contou com o apoio da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal, com o forte apoio da Câmara Municipal do Barreiro, Junta de Freguesia do Alto Seixalinho e os patrocínios da Telepizza, Escola de Condução Rotações, Centro de Cópias Barreiro Cópias e a Revista Desportiva O Praticante. A competição iniciou-se cerca das 10H30, com a presença de 41 atletas, espalhadas pelas 4 equipas da Associação de Setúbal – o CL Bastos, a SR Baixa da Serra, a UD Vila Chã e a equipa da casa SCR1ºA Paivense e outras 3 da Associação de Lisboa – CD Arroios, a Casa Pia AC e a JF Casal de Cambra. Pelas 12H30 deu-se início ao almoço, género Pic-Nic, em cima do verde característico daquele parque, pizzas trazidas por um dos patrocinadores deste torneio (TelePizza do Barreiro) e um pacote de sumo, para fazer a digestão uma boa soneca a sombra das arvores ali plantadas.
Às 15H começou a Cerimonia Oficial de Abertura, com uma demonstração de Muay Thay, depois deu-se o desfile das Equipas participantes e as Boas Vindas por parte do Presidente do Paivense.

A classificação final foi a seguinte:
1º CL Bastos, 16 Pontos
2º SR Baixa da Serra, 7 Pontos
3º SCR1ºA Paivense, 4 Pontos
4º CD Arroios, 3 Pontos
5º JF Casal de Cambra, 2 Pontos
6º UD Vila Chã, 1 Pontos
7º Casa Pia AC, 0 Pontos

No final, os maiores elogios a organização foram rasgados , do facto de um ano para o outro, realizarem uma prova de grande dimensão, a única coisa falhou, foi a comparência dos vários clubes nacionais. A competição correu bastante bem, para o ano irá acontecer a IIIª edição desta Taça Paivense e espera-se uma maior aderência.

Wrestling All Star
Paralelamente à Taça Paivense, no dia 28 de Junho, realizou-se a maior e mais ousada prova alguma vez realizada em solo português na modalidade das Lutas Olímpicas, o que entrega o título de Wrestling All Star (o melhor da Luta).
Esta prova correu bastante bem e teve a aderência de 7 atletas de 4 clubes:
António Carvalho – Junta de Freguesia de Casal de Cambra
Bruno Gomes – Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense
Carlos Santos – Casa Pia Atlético Clube
Evandro Brandão – Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense
Fábio Costa – Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense
Jaime Freitas – Sociedade Recreativa da Baixa da Serra
Miguel Palito – Sociedade Recreativa da Baixa da Serra
Esta competição teve um carácter diferente de todas as provas realizadas até hoje, o sistema da prova foi Know-out (em português, perde-sai), tendo sido feito as pesagens e distribuído os atletas numa só categoria dos 63 aos 83Kg, onde lutam entre si até chegar a desejada final.

Quartos de Final
1º Combate – António Carvalho teve a sorte de ficar Bye;
2º Combate – Carlos Santos VS Jaime Freitas;
3º Combate – Evandro Brandão VS Fábio Costa;
4º Combate – Miguel Palito VS Bruno Gomes.

Meias-finais
5º Combate – António Carvalho VS Carlos Santos;
6º Combate – Evandro Brandão VS Miguel Palito.
A Final, disputada por Carlos Santos e Miguel Palito, foi muito bem disputada, um enorme combate para ganhar o título de Wrestling All Star. Carlos Santos da Casa Pia AC conseguiu subir ao mais alto lugar do Podium para levantar o troféu. Esta prova também teve grandes elogios e dicas para que, no próximo ano seja melhor e mais ambiciosa.

Texto de João Vitor Costa

Nenhum comentário: