sábado, 20 de dezembro de 2008

Poesia vadia, Dezembro 2008: novidades e surpresas


A apresentação do novo colectivo "Poetas Vadios" foi a grande novidade da sessão mensal de "poesia vadia" que decorreu no dia 20 de Dezembro, no Fórum Romeu Correia (biblioteca municipal de Almada). Numa sessão que contou com actuações do grupo de Cantadeiras da Alma Alentejana, foi também lançado mais um Debaixo do Bulcão, poezine que está a comemorar 12 anos de existência.

Composto por jovens escritores do concelho, que pretendem «despertar em outros jovens a vontade de ler, escrever, ou simplesmente gostar de poesia» o colectivo "Poetas Vadios" estreou-se com o lançamento de um caderno da colecção Index Poesis - Uma Dúzia de Páginas de Poesia (antologia de literatura contemporânea dirigida por Ermelinda Toscano) e leitura de alguns textos dos autores que integram o grupo. No caderno Index Poesis colaboram Sandra Marisa Gonçalves Gomes, Pedro Esteves, Dummador, Akul Ekulf, Fábio Queirós, Alexandre Soares, Nelson 'Ngungu' Rossano, João de Matos, Ramires e Didier Ferreira. Mas os responsáveis do grupo afirmaram a sua intenção de abir as portas a novos autores que com eles queiram colaborar. (Mais informação em http://jovenspoetasvadios.blogspot.com/)

Fugindo à rotina, a sessão mensal de "poesia vadia" abriu com a actuação do grupo de Cantadeiras da associação Alma Alentejana. O coro de vozes femininas daquela associação de solidariedade social contribuiu, assim, para tornar ainda mais especial a sessão natalícia de "poesia vadia" que, refira-se, decorreu pela primeira vez no espaço nobre da biblioteca central de Almada.
Novidade já não é o lançamento de mais uma edição do Debaixo do Bulcão poezine. A publicação nasceu em Almada há 12 anos (em Dezembro de 1996). Para comemorar a data, divulgou, na sessão de "poesia vadia" um número especial de aniversário: numero trinta e quatro e meio, por se tratar de uma edição reduzida e, excepcionalmente, aberta apenas a convidados. A próxima edição está já a ser preparada, para sair em Março, e aceita colaborações de todos os interessados. (Blogue em http://debaixodobulcao.blogspot.com/)


António Vitorino (texto e fotografias)

Nenhum comentário: