segunda-feira, 18 de maio de 2009

Monumento a Cristo-Rei: comemorações do 50º aniversário, 16 e 17 de Maio de 2009


Milhares de pessoas reuniram-se em volta do Santuário de Cristo Rei, em Almada, para a Missa aniversária que encerrou as comemorações do cinquentenário deste monumento.
A Missa foi presidida pelo Cardeal José Saraiva Martins, enviado especial de Bento XVI, que destacou a dimensão nacional do Santuário e a sua importância como símbolo de paz.

Antes, fora transmitida a mensagem que o próprio Papa dirigira a Portugal, no Vaticano, por ocasião destas comemorações. Bento XVI, que falava depois da recitação da oração mariana do Regina Coeli, na Praça de São Pedro pediu que o nosso país seja “fiel na fé católica, fértil na santidade, próspero na economia, justo na partilha da riqueza, fraterno no desenvolvimento, alegre no serviço público”.


A celebração no Santuário iniciou-se pelas 16h00, tendo sido introduzida por uma saudação do Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro Reis. Mais de 20 Bispos portugueses, representantes dos episcopados lusófonos e líderes militares e políticos marcaram presença na celebração, com destaque para o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o presidente da Assembleia, Jaime Gama, e o ministro da presidência, Pedro Silva Pereira.

Depois da homilia, diante do Bispo de Setúbal, o Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, foi oficializada a geminação entre o Santuário de Cristo Rei e o Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, no Brasil. Além dos dois prelados, assinaram o documento os respectivos reitores, tendo ainda havido troca simbólica de imagens dos respectivos Cristos Rei.
O Arcebispo do Rio destacou, na sua intervenção, a “cultura religiosa” que Portugal levou para o Brasil e falou da importância do acto de geminação assinado este Domingo, que faz destes santuários “irmãos”.
D. Gilberto Reis, por seu lado, deixou votos de que esse gesto “estimule o nosso mundo a ser um mundo de laços cada vez mais profundos e variados, que globalizem o amor e a paz”.

fonte: Agência Ecclesia
Fotos e edição de texto
de António Vitorino

Nenhum comentário: